O Edital

I SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO TEATRAL
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TROCAS E PROPOSTAS

EDITAL DE INSCRIÇÕES E SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1. Apresentação

Visando estabelecer parcerias, diálogos e encontros para novas propostas de ensino, o curso de Teatro - Licenciatura e o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFSJ têm o prazer de convidar as interessadas e os interessados na área para uma semana de discussões sobre diversos aspectos da educação teatral
A situação de modificações na educação, que atingem diretamente o ensino de artes, e as urgências do atual momento político pelo qual passa o país demandam ações e tomadas de posição bastante concretas, conectadas a princípios e conceitos consistentes e às conquistas epistemológicas da pesquisa acadêmica. A especificidade deste encontro é a concentração de pesquisadores de relevância nacional em conferências, debates e workshops dedicados a tecer reflexões e propostas que façam frente aos problemas relacionados ao campo da docência de teatro no Brasil. O reconhecimento do teatro como área de conhecimento reconfigura os conteúdos escolares e a educação como um todo. A experiência estética constitui nossa relação com o mundo e por isto torna-se fundamental a vivência de processos artísticos orientados para uma educação sensorial e a ampliação da percepção estética de todos.
O evento é endereçado a pesquisadores, estudantes e à comunidade em geral. De modo particular, deseja-se que este seminário seja uma oportunidade fundamental para que discentes de cursos de graduação e pós-graduação em teatro, artes e pedagogia possam ter um contato presencial mais consistente e fértil com as questões mais urgentes e profundas da área.

2- Sobre os convidados e a programação

O encontro contará com a participação dos pesquisadores:
Maria Lúcia Pupo – USP
Virginia Kastrup – UFRJ
Monica Ribeiro – UFMG
Vera Lúcia Bertoni - UFRGS
Arão Paranaguá de Santana – UFMA
Marina Henriques – UNIRIO
Adriana Schneider Alcure – UFRJ
Carmela Soares – UNIRIO
José Tonezzi – UFPB
Resumo dos currículos disponível no blog:  http://seminarioeduteatral.blogspot.com.br/

3- Sobre a programação do evento

O Seminário consistirá em conferências dos convidados, espetáculos teatrais, workshops, aula aberta e um fórum de reunião de propostas. A programação atualizada está disponível no blog do evento.

4- INSCRIÇÕES E PARTICIPAÇÃO
Destinada aos interessados em apresentar resumos de trabalhos nas Sessões de Comunicações orais e Relatos de experiência, aos interessados em participar das Conferências e a Ouvintes que queiram receber certificado ao final do evento.

4.1. Período de inscrições: de 25 de agosto a 17 de setembro de 2017. (Atualização: Prazo limite para o envio de trabalhos prorrogado para 24.09.17.)

4.2. Participação no Evento
Seminário é dirigido a artistas, estudantes, pesquisadores e professores com interesse na educação teatral. Cada participante tem direito a submeter 1 (uma) comunicação (podendo haver coautoria). As comunicações podem ser exposições de pesquisas, estudos de caso, articulações teóricas consistentes sobre temas relacionados ao Seminário ou relatos de experiência.

4.3. Forma de inscrição
Enviar e-mail para o endereço seminarioeduteatral@ufsj.edu.br . No assunto, colocar: “inscrição I Seminário Nacional de Educação Teatral”. Informar, no corpo da mensagem, os dados conforme os itens 5, 6 e 8 deste edital, anexando o resumo, se for o caso.

5. SUBMISSÃO DE TRABALHOS
5.1– Para a apresentação de trabalhos no evento, é necessário submeter a proposta na forma de resumo, formatado conforme o item 8 deste edital . O encaminhamento deverá ser feito pelo e-mail seminarioeduteatral@ufsj.edu.br 
até o dia 17 de setembro de 2017. (Atualização: Prazo limite para o envio de trabalhos prorrogado para 24.09.17.)
5.2 - Somente os trabalhos submetidos dentro do prazo serão apreciados.
5.3 - Os coordenadores do evento avaliarão a pertinência das propostas recebidas, tendo como critérios a afinidade com as questões do evento e relevância para o campo da pesquisa em educação teatral no Brasil.
5.4- Os trabalhos aceitos serão divulgados no bloghttp://seminarioeduteatral.blogspot.com.br/  no dia 25 de setembro de 2017.

6. INSCRIÇÕES
6.1 – As inscrições são gratuitas. Os interessados deverão enviar e-mail com os seguintes dados: nome completo, RG, telefone, universidade/ instituição de origem (quando for o caso) e formação.
6.2 - As inscrições sem submissão de trabalhos para participação como ouvinte ficarão abertas até 24 de setembro de 2017, pelo e-mail seminarioeduteatral@ufsj.edu.br.
6.3 - Certificados serão fornecidos para participantes presentes em pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) dos dias de cada tipo de atividade (conferências, comunicações e forum, workshops). O controle das presenças será realizado por listas de assinaturas com identificação.
6.3.1. Para aqueles que apresentarem presencialmente comunicações, será fornecido certificado específico para sua apresentação. Não serão entregues certificados de apresentação de comunicação aos que tiveram seus trabalhos aprovados, mas não participaram presencialmente do evento.

7. PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NOS ANAIS

7.1 - A aceitação, através do resumo, do trabalho inscrito, não acarreta necessariamente aprovação à publicação nos anais do texto completo.
7.2 – Aqueles que apresentaram trabalho no evento e tiverem interesse em publicar seus estudos deverão encaminhar os textos completos até o dia 25 de novembro de 2017 (Atualização: Prazo limite para o envio de trabalhos completos prorrogado para 10.12.17.) à Comissão Organizadora do evento, pelo e-mail seminarioeduteatral@ufsj.edu.br. Os textos completos deverão contemplar o roteiro e as normas de formatação estabelecidas no item 8 deste edital.
7.3 - Os textos que não estiverem estritamente dentro das normas de formatação estabelecidas serão recusados.
7.4 – Os textos completos, devidamente formatados dentro das normas da publicação, serão encaminhados à avaliação de conteúdo ao Comitê Editorial.
7.5 – Ao encaminhar o texto completo, o (a) autor(a) estará outorgando, à comissão organizadora do evento o direito da publicação.

8. NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE RESUMO E TEXTO COMPLETO

8.1 – Submissão de Proposta de Comunicação ou Relato de experiência (cabeçalho, resumo e palavras-chave):
O conjunto de cabeçalho, resumo e palavras-chave deve ser enviado com o máximo de 3000 caracteres, inclusive espaços (apenas em português).
O cabeçalho deve conter o SOBRENOME usual de citação do autor, em letras maiúsculas, seguido de seu(s) prenome(s) e ponto (caso se trate de mais de um autor, o padrão a ser usado deve ser o mesmo, como em qualquer referencial bibliográfico)[1]. Ainda na mesma linha, o cabeçalho deve informar o título do trabalho, seguido de ponto. Em seguida, na continuação da mesma linha, deve ser informada a cidade, seguida de dois pontos e, logo depois, o nome da instituição na qual foi produzido o trabalho (no caso de professores, a instituição de eventual vínculo empregatício e a natureza desse vínculo, separados por ponto e vírgula; no caso de bolsistas, professores(as) ou estudantes, a instituição de manutenção de bolsa e seu nível, separados por ponto e vírgula; no caso de estudantes, de graduação ou pós-graduação, e de professores(as) em momento de formação, o nome da instituição, o nível dos estudos em curso e o nome do orientador, separados por ponto e vírgula), seguido, eventualmente de função artística profissional complementar (p. ex.: Dançarino e dramaturgo). Exemplo de professor (a), bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, realizando pós-doutorado: SOBRENOME, Prenome. Título do trabalho. Cidade: Universidade A; professor associado; CNPq; bolsista de produtividade (temporariamente suspensa e substituída por bolsa de pós-doutorado); Universidade B; pós-doutorando(a); Professor(a) Orientador(a). Encenador(a) e dramaturgo(a).
Separado do cabeçalho por uma linha, o resumo é uma “Apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto”, isto é, natureza do trabalho, metodologia, resultados e conclusões (ABNT, 2003, p. 1),  com o verbo na voz ativa, em frases correntes, sem enumeração de tópicos, frases negativas, parágrafos, símbolos e citações, encabeçado pela palavra RESUMO em negrito e maiúsculas, centralizada ao alto, com, inclusive, ao final, entre três e cinco palavras-chave, em formato justificado, com essa palavra dupla em negrito e inicial maiúscula, seguida de dois pontos e tendo as palavras-chave separadas por ponto.

8.2 – Submissão de Texto Completo à Publicação (cabeçalho, resumo, palavras chave e texto completo:
O texto completo, enviado após a aprovação do resumo, deve contemplar em um único documento os conteúdos mencionados acima, dos quais deverá estar separado por uma linha, e também em formato justificado, espaço simples, fonte ARIAL corpo 12, com parágrafos internos separados por uma linha, totalizando, no conjunto de todos os conteúdos (resumo mais resumo expandido), um máximo total de 15.000 caracteres, inclusive espaços, notas de pé de página de caráter explicativo (as de referência devem ser substituídas pelo sistema autor-data), com texto alinhado à esquerda, em ARIAL corpo 10 e, ao final de tudo, as obrigatórias referências. As citações longas devem estar em ARIAL corpo 10, com mais um centímetro além da margem esquerda do corpo do texto.

9. Realização do evento

Organizadores:
Prof. Dr. André Magela
Prof. Dr. Marcelo Rocco






[1]As normatizações foram usadas a partir do modelo da ABRACE, que, por sua vez, é baseada nas regras da ABNT. 

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